O Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, estando colocado a posição de quinto maior do mundo, com área territorial equivalente a 47,3% do território sul-americano.
Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km, fazendo fronteira com todos os outros países sul-americanos, além de vários arquipélagos que formam parte do território brasileiro, podendo citar o Atol das Rocas, os arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz, conforme se ilustra no mapa logo abaixo.
Em que pese a dimensão territorial do território Brasileiro e sua posição global que privilegia o transporte através do modal marítimo, é possível notar que até o presente momento existe uma exploração condizente com seu potencial, onde por falta de incentivos é um país que possui uma das menores frotas mercantes.
Almejando estimular e equilibrar a matriz de transporte no Brasil, o Governo Federal enviou a proposta do Programa de Incentivo à Cabotagem, denominado “BR do Mar”, como projeto de lei ao Congresso Nacional, que tramita em caráter de urgência sob o número PL 4.199/2020.
Programa de Incentivo à Cabotagem
“BR do Mar - PL 4.199/2020"
O objetivo é aumentar a participação do modal aquaviário no transporte de cargas, reorganizando a matriz logística nacional, com a proposta de aumentar a concorrência, eficiência e redução de custos no setor de transportes. A ideia é fomentar a utilização do transporte rodoviário para distâncias curtas e a navegação costeira para percursos mais longos, o que faz todo o sentido em razão das características geográficas do país.
Na imagem seguinte, extraída do sitio da ANTAQ, é possível observar o volume de movimentações nos portos nacionais, o que demonstram seu imenso potencial, e para o transporte de automóveis, até então inexplorado.
Estatístico aquaviário
ANTAQ
Vejamos a seguir o continente Brasileiro geograficamente e a localização das indústrias automotivas:
Posição geográfica das montadoras
Com um enorme potencial hidroviário, é possível estabelecer uma logística marítima vantajosa para diversos setores da economia, mediante um planejamento prévio, cujo foco desta matéria é o transporte de automóveis, face à quantidade de montadoras localizadas em diversos locais do país.
Por sua vez, os dois estados que mais concentram fábricas de veículos, sejam carros, motos ou máquinas agrícolas, são Amazonas e São Paulo. O primeiro impulsionado pelos benefícios fiscais, e o segundo pela boa infraestrutura e localização central, dentro dos estados que mais consomem estes tipos de veículos.
Na relação abaixo é possível ter uma noção da quantidade anual de veículos produzidos por montadoras, contudo é imprescindível levantar precisamente os dados relativos a quantidade de automóveis transportados para cada Estado, para assim poder realizar um minucioso estudo da embarcação a ser disponibilizada para cada rota, dentre outros aspectos necessários a viabilidade econômica.
Os dados acima foram extraídos de vários sítios na internet, podendo haver variações.
A ideia deste projeto é estimular a exploração da logística de automóveis através da cabotagem mediante a utilização de navio Roll on Roll off (PCC – Pure Car Carrier) conforme rotas comerciais a serem definidas, uma vez que a indústria automobilística tem mostrado um crescimento considerável.
Para iniciar o estudo de viabilidade para exploração da cabotagem através de um navio Ro-Ro, é importante atentar inicialmente para os pontos abaixo relacionados:
1. ESTUDO DO MERCADO
1.1 PORTO DE ORIGEM/DESTINO
1.2 ESTUDO DETALHADO DA ROTA MARÍTIMA
O Brasil é atualmente um dos grandes mercados mundiais de automóveis, com uma capacidade de criação de novas tecnologias, impulsionada pela alta demanda interna e produtividade de veículos no país, cuja indústria automobilística tem crescido a cada ano.
Estudo prévio das estruturas portuárias, capacidade de armazenamento, recepção e escoamento, profundidade x calado da embarcação disposta ao transporte de automóveis, custos e demais gravames em relação aos portos de origem, intermediários e de destino.
2. VIABILIDADE ECONÔMICA
O estudo de Viabilidade Econômica é de extrema relevância para qualquer investidor, almejando evitar situações inesperadas desde o decorrer das negociações comerciais até o início e cotidiano das atividades empresariais.
Passemos a analisar os aspectos que prescindem o prévio estudo:
Aquisição/fretamento/afretamento: é referente aos custos construtivos, de Aço, Motores Principais, Equipamentos da PM, Portas e Rampas, ou aquisição de uma embarcação já construída, pois a mesma deverá atender as restrições portuárias;
Expedição marítima: engloba os custos portuários, de combustíveis e lubrificantes;
Operação: é constituído dos custos de tripulação, manutenção e reparo, materiais e lubrificantes, tributação, combustível, seguros e administração.
E por fim:
3. PLANO SUPLEMENTAR DE LOGÍSTICA TERRESTRE
A elaboração de um plano suplementar de logística terrestre é de suma importância para apresentação do projeto perante as montadoras ou indústrias, a depender do interesse do investidor marítimo e do tipo de embarcação que optar por lançar na rota preestabelecida.
ATENÇÃO:O presente material é de cunho meramente ilustrativo, não expondo de forma exaustiva o assunto versado, o qual necessita de coleta de dados atuais e complementares para realização de um estudo de viabilidade, podendo demandar profissionais de diversas áreas. Recomenda-se um levantamento real de informações e intermediação junto às montadoras e portos, para possibilitar a conclusão do estudo de viabilidade e elaboração do plano de negócios.